Centro de Coprodutos Aço Brasil – CCABrasil - atua para agregar valor aos coprodutos da indústria do aço

Publicado em 17 Março de 2013

A indústria do aço no Brasil desempenha importante papel no desenvolvimento e na economia do País. Quando os produtos feitos em aço têm sua vida útil finalizada, o aço é coletado e retorna ao processo de produção, dando origem a um novo produto, sem perda de qualidade.
O aço é o material mais reciclável e reciclado do mundo. Além de ter condições para abastecer plenamente o mercado interno, o aço brasileiro é exportado e contribui positivamente para o saldo da balança comercial. Neste contexto, as empresas do setor buscam aperfeiçoar continuamente a ecoeficiência de seus processos e produtos, norteadas não só pela legislação ambiental como por referências das melhores tecnologias e práticas operacionais.

Com essa filosofia da ecoeficiência do produto “aço”, o Instituto Aço Brasil e empresas associadas decidiram criar o Centro de Coprodutos Aço Brasil – CCABrasil, em 2011, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de coprodutos que venham a atender, com qualidade e de forma sustentável, diversas possibilidades de aplicações. Dessa forma, assim como a qualidade do aço brasileiro é mundialmente reconhecida, o CCABrasil atua para agregar valor aos coprodutos da indústria do aço, desenvolvendo, promovendo e ampliando a sua aplicação de forma sustentável.

As diversas formas de aplicações dos coprodutos
Estudos e pesquisas já realizados não só no Brasil como em outros países demonstraram a concreta possibilidade de uso dos coprodutos na indústria de construção civil, pavimentação, indústria cerâmica, agricultura, fabricação de cimento e concreto. Estes materiais servem para correção do pH do solo, contenção de encostas, fabricação de fertilizantes fosfatados, produção de cimento e concreto, uso como lastro ferroviário, recuperação de vias em geral, construção de base e sub-base de rodovias e produção de asfalto, entre outros.

O uso dos coprodutos da indústria do aço propicia diversos benefícios ambientais. Entre eles, a redução do consumo de recursos naturais não-renováveis, como aqueles provenientes da mineração de rochas, areia e outros materiais primários. Transforma ainda potencial passivo em ativo ambiental, porque evita a disposição desnecessária de materiais em aterros, evitando desperdícios e sua aplicação para fins nobres, como obras de infraestrutura. Possibilita também a redução das emissões de gases de efeito estufa na produção de cimento, devido ao uso das escórias de alto forno, um dos coprodutos do setor, em substituição ao clínquer.

Para fundamentar as atividades de desenvolvimento e pesquisa de aplicações dos coprodutos, o CCA Brasil atua em parceria com instituições de ensino e pesquisa, setores consumidores e órgãos do governo, com o objetivo de juntos construírem uma agenda positiva em prol do desenvolvimento sustentável do País.

Sobre o Instituto Aço Brasil
Nasceu há 50 anos, com o objetivo de fomentar a competitividade da indústria brasileira do aço, através das suas diversas atividades, como realização de estudos e pesquisas e desenvolvimento de programas e políticas para o setor. Ao longo desses anos, auxilia a indústria do aço no desempenho de sua atividade sempre em consonância com o desenvolvimento do país e as demandas da sociedade, abrangendo os pilares econômico, social e ambiental.