FALTAM
98 DIAS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

 

 

 

Parceiros de Mídia

Grupo Wirtgen apresentará linha de rolos compactadores Hamm

Publicado em 08 Outubro de 2013

Os rolos compactadores da faixa de 20 toneladas de peso operacional são ótimas opções em grandes obras de engenharia e terraplenagem, como barragens e aterros, visando otimizar a execução com garantia de grande rendimento.

Os modelos 3520, de cilindro liso vibratório, e 3520P, de cilindro vibratório pé-de-carneiro, fazem parte da Série 3000, a terceira geração de rolos da Hamm, uma das cinco marcas que fazem parte do Grupo Wirtgen (Wirtgen, Vögele, Kleemann e Ciber).

Destinados a executar trabalhos de grande porte em compactação de solos, os rolos 3520 e 3520P possuem a articulação em três pontos. Uma patente Hamm, esta articulação tripla garante estabilidade direcional, amortecimento de choques em terrenos acidentados, distribuição uniforme de peso no eixo traseiro durante a locomoção e segurança contra tombamento.

Por meio de um posto de operação ergonômico há visão desobstruída tanto da parte dianteira quanto da traseira. O desenho do capô do motor permite que haja visibilidade total dos pneus traseiros, mesmo na opção de cabine climatizada com ar-condicionado. O giro do assento possibilita ao operador enxergar totalmente o solo em que está trabalhando. Painel moderno fornece informações claras sobre a operacionalidade, com indicações de horas e serviços através de simbologia universal.

Equipado com motor de grande potência, possui tração de fábrica para superar os aclives mais íngremes mesmo em modo de trabalho vibratório. Uma das grandes vantagens da utilização do rolo 3520 é o consumo de combustível. Comparado com dois compactadores com a metade do peso, este rolo de 20 toneladas apresenta consumo cerca de 40% inferior aos dois rolos mais leves.

Para o modelo de cilindro liso 3520, pode ser configurado um medidor de compactação HCQ (Hamm Compaction Quality), chamado também de compactômetro. Este dispositivo informa o operador através de luzes indicativas quando os vazios do solo são preenchidos, evitando que haja excesso de passadas que podem prejudicar a compactação.

Estes rolos compactadores de peso operacional de 20 toneladas são amplamente recomendados para trabalhar junto a Recicladoras de Asfalto, que é um equipamento de elevada produção e rápida velocidade de trabalho.

GRW 280-16
O modelo GRW 280-16 faz parte da última geração de rolos de pneus, trazendo uma série de avanços técnicos em equipamentos de compactação asfáltica que tornam a máquina mais eficiente e produtiva, com melhorias na dirigibilidade e em todo o seu sistema de operação.

Com design revolucionário, o GRW 280 segue o padrão das demais linhas de compactadores da Hamm. Compacto, de excelente visibilidade frontal e traseira que permite enxergar obstáculos a apenas um metro de distância. O assento do operador, localizado no centro da máquina, pode ser movimentado para ambos os lados caso a compactação esteja sendo executada junto a um obstáculo lateral, como um meio-fio. Além da movimentação lateral, o assento pode girar em até 90°, mesmo quando deslocada lateralmente. Novas janelas de visualização permitem que as bordas dos pneus sejam observadas durante a operação.

O rolo é equipado com oito pneus de borracha, com distribuição uniforme de peso sobre a camada compactada. O eixo dos pneus é dividido em dois, facilitando manobras em espaços reduzidos e facilitando a troca dos pneus do meio. Sistema de enchimento e controle da pressão dos pneus, com acionamento pelo painel de operação, garante qualidade na execução do trabalho. Sistema de aspersão de aditivo está incluso na configuração do equipamento.

O acesso para colocação de lastro foi aprimorada. As entradas laterais são de fácil acesso e o posicionamento no interior do rolo foi facilitado. O GRW 280 é importado com pouco mais de 15 toneladas, podendo chegar até 28 toneladas com a colocação de lastros adicionais. Com a remoção de tampas laterais, há espaço para inserir  9.500 kg de aço e 3.000 kg de barras de concreto.

O rolo GRW 280 possui acesso para manutenção mais facilitado, com abertura do capô traseiro garantindo o alcance fácil aos principais elementos de serviço tais como filtros e motor. De largura total de compactação de 2.084 mm, há opções de posto de operação sem cabine com proteção ROPS ou equipado com cabine climatizada, também com proteção ROPS.

Informações para a Imprensa
Timbro Comunicação
Marcio Jardim
marciojardim@timbro.com.br

Voltar