Gomaco: Soluções duradouras para pavimentação, drenagem e segurança

Publicado em 11 Março de 2014

Quando se fala em ótimas estradas, seguras e confortáveis,  logo lembramos de estradas, como  EUA, Canada , Europa, Europa, Emirados Árabes, até mesmos países como México e Panamá.
Sabe o que estas estradas tem em comum?
Foram construídas por uma pavimentadora GOMACO. Com mais de 80% de Market Share.

A GOMACO é líder mundial em Tecnologia  para Pavimentação em Concreto.
Todos sabemos que o pavimento de concreto é imbatível quando se fala em durabilidade, custo de manutenção e segurança.
O pavimento de concreto possui o melhor custo beneficio para a pavimentação de rodovias, pistas de aeroportos e corredores de ónibus, até mesmo avenidas de trafego intenso como as Marginais em São Paulo ou Anel Viário em BH, deveriam ser em concreto, evitando as constantes obras de recuperação, e degradação rápida por caminhões com excesso de carga.

Sempre nos perguntam: “ Onde devemos usar pavimento de concreto?”, a resposta é simples: “Em qualquer via onde não seja necessários serviços de manutenção tubulações de  água , esgoto,  etc.
Hoje o custo inicial da aplicação de concreto se paga em 2 ou 3 anos , quando considerado o custo de manutenção, principalmente no Brasil onde o costumeiro excesso de carga causa muito estrago no pavimento flexível.

Muito se fala do custo inicial do pavimento de concreto, porem com as novas tecnologias desenvolvidas pela GOMACO este custo se aproxima muito do pavimento flexível tradicional.
O maior custo do concreto é compensando pelo menor custo de preparação da sub-base

A Gomaco dispõem de tecnologia de última geração que permite a execução de pavimentos de concreto de excelente qualidade e conforto.
Os pavimentos de concreto feitos recentemente no Brasil, se baseiam em normas, equipamentos ultrapassados, que aliados a processos antiquados vem produzindo pavimentos de concreto de baixa qualidade e pouco conforto.  Frequentemente vemos caríssimas fresadoras de concreto, corrigindo  alguns problemas relacionados a conforto, porem problemas graves passam despercebidos, como má posicionamento de barras de transferência, fissuras decorrentes de atrasos no corte ou erros na aplicação de produtos relativos a cura.

A GOMACO possui modernos e exclusivos dispositivos gerenciados por um computador com interface em português, conectados a GPS e sistemas Laser, que garantem a perfeita aplicação do CCR e do Concreto que garantem a espessura uniforme e consequentemente a economia de concreto.

Outro dispositivo exclusivo é posicionado logo atrás do equipamento e faz uma analise instantânea do índice de conforto que esta sendo obtido, permitindo a imediata correção.
No processo ainda hoje utilizado no Brasil e já ultrapassado, imperfeições só são avaliadas depois da cura do concreto e as correções exige fresamento de alto custo.

A GOMACO desenvolveu um equipamento de aplicação de CCR que dispensa totalmente o uso de Rolos Compactador e garante o mesmo fator de compactação do método tradicional. O Concreto da Base aplicado por uma GOMACO tem uma perfeita planicidade evitando muito trabalho topográficos e diferentes espessuras  de concreto que garantirão a espessura mínima de concreto estipulada em projeto.

A tecnologia desenvolvida pela GOMACO, aliada a um projeto robusto, uso circuitos redundantes e um completo sistema de autodiagnostico, garante o ininterrupto funcionamento do equipamento.

Um fato curioso, é que algumas destas estradas perfeitas ao redor do mundo, foram construídas por construtoras Brasileiras, Engenheiros Brasileiros, porem o uso de equipamentos GOMACO de ultima geração garantem o perfeito acabamento.

O CUSTO PARA SE FAZER UM PAVIMENTO RÍGIDO BEM FEITO OU MAL FEITO É O MESMO.

A mesma tecnologia norteia os equipamentos para extrusão de meio fio, sarjeta, barreiras de segurança, canaletas de drenagens em V ou U. A GOMACO desenvolveu equipamentos flexíveis que garantem a um único equipamento produza  meio fio, sarjeta , calçada,  barreiras canaletas de drenagens, com a simples e rápida de um molde.
Produtividade, pouca mão de obra, garantem o menor custo por metro, e podem atingir até 2 km por dia.

O perfil é produzido com um concreto de baixo slump e vibrado a altíssima frequência , garantindo maior resistência e perfeito acabamento, dispensando mão de obra posterior muito comum nos métodos utilizados no Brasil. Moldes especiais permitem produzir Barreiras em pistas com desníveis até 2 metros.

Fonte: Copex