FALTAM
98 DIAS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

 

 

 

Parceiros de Mídia

Maccaferri lança MacSoil e traz Yamamishi Consultoria para apresentar casos de sucesso, na Brazil Road Expo

Publicado em 03 Abril de 2014

Lançamento será o destaque do estande 30, da empresa. Fabricante convidou, ainda, projetista para palestrar sobre suas soluções na área de geotecnia

A Maccaferri, multinacional italiana especializada em projetos de defesa e sistematização hidráulica para controle de erosão, participa ativamente da edição 2014 da Brazil Road Expo. Durante o encontro, que acontece de 09 a 11 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a empresa lança o sistema de contenção de revestimento MacSoil e destaca outras quatro tecnologias tradicionais já adotadas no Brasil – as trincheiras drenantes MacDrain TD, o recurso para reforço de solo Terramesh e as famílias de soluções contra queda de rochas e de estruturas em gabiões. A Maccaferri também estará presente no congresso do evento, o Brazil Road Summit, promovendo duas palestras, uma focada em projetos geotécnicos, que será ministrada pela Yamamishi Consultoria, e outra sobre drenagem.

Lançamento durante a feira é novidade no Brasil

Das cinco tecnologias que serão apresentadas no estande número 30, a Maccaferri destaca o sistema de contenção e revestimento MacSoil, que é lançamento no mercado brasileiro. Estruturalmente falando, o dispositivo que trabalha como estrutura a gravidade é um elemento prismático, formado por redes metálicas de aço em malha hexagonal de dupla torção, que recebe um geossintético em sua face frontal. Em função disso, o sistema permite e favorece o crescimento da vegetação, fazendo com que a estrutura de contenção ou revestimento tenha aspecto de um talude natural.

“Um dos diferenciais do MacSoil é que o seu preenchimento pode ser feito com resíduos de construção e demolição, desde que sejam usados materiais estruturados e que não sofram desgaste, caso de restos de concreto”, explica Paulo Ferretti, coordenador de Marketing para a América Latina da Maccaferri. Segundo o executivo, o preenchimento do novo gabião pode ser feito também com a combinação de pedra e solo. Em qualquer caso, o material usado confere a resistência necessária para conter os empuxos dos desníveis em estruturas como taludes rodoviários. Além de obras viárias, a tecnologia pode ser aplicada na revitalização de canais ou cursos de água, construções de cunho arquitetônico e outras obras de infraestrutura.

 Tecnologias já consolidadas estarão no estante da empresa

O lançamento será acompanhado do destaque para outras quatro tecnologias da Maccaferri, a começar pelo MacDrain TD, sistema de drenos para trincheiras drenantes com aplicação em obras viárias, campos desportivos, pátios, estacionamentos e outras construções similares. Trata-se de um dreno sintético capaz de captar, conduzir e escoar o excesso de água proveniente de chuvas e sistemas de irrigação, entre outros. “Estamos falando de um recurso que combina a instalação extremamente simples e prática, com baixo impacto ambiental e rápida execução”, detalha Ferretti.

Outro produto já comercializado no Brasil e que faz parte do portfólio de destaque na Brazil Road Expo é o Terramesh, solução para reforço de solo aplicado em ampliação de rodovias – aumento de faixa ou construção de novas vias – geralmente aplicado em conjunto com o sistema de drenagem MacDrain TD. Projetado em três diferentes versões – System, Verde e Grid - o Terramesh tem em comum a permeabilidade, facilidade construtiva, baixo impacto e integração ambiental com ótima relação custo/benefício. Fechando a lista, a Maccaferri destaca ainda as famílias de soluções contra queda de rochas MacRo (Macccaferri Rockfall Protection), formada por várias tecnologias, que podem ser adotadas em conjunto, e os já conhecidos gabiões caixa, que se adaptam a qualquer tipo de geometria, são permeáveis, resistentes e de baixo impacto ambiental.

Maccaferri apresenta projetos reais durante o Brazil Road Summit

A programação prevista para o estande da Maccaferri será complementada ainda por duas palestras sobre as tecnologias da empresa. A primeira delas será ministrada no dia 09 de abril, às 14h, pela engenheira Belén Cogliati, da Yamamishi Consultoria Geotécnica. Ela vai mostrar a viabilidade do Terramesh aplicado em obras de geotecnia. A segunda palestra será realizada no dia 11 de abril, às 18h, pelo coordenador técnico da empresa, Paulo Rocha. O especialista vai falar sobre o rebaixamento de lençol freático em pavimentos, detalhando o uso da solução MacDrain TD da Maccaferri.

Segundo Ferretti, os dois produtos apresentados no Brazil Road Expo são fabricados na filial da Maccaferri em Jundiaí. “Isso reforça nossa expertise, inclusive na área de pesquisa e desenvolvimento, que possui um time dedicado no Brasil”, complementa o executivo. “Optamos por trazer uma projetista do mercado porque consideramos que não há ninguém melhor para falar de soluções de engenharia do que o próprio engenheiro que calcula, dimensiona e as utiliza”, finaliza.

Informações da Brazil Road Expo

Data: de 09 a 11 de abril
Onde: Transamerica Expo Center (São Paulo / SP)
Estande da Maccaferri: número 30

Sobre a Maccaferri

Fundada em 1879, mantém sua sede mundial em Bolonha, na Itália. Suas operações estão sediadas nos cinco continentes e somam mais de dois mil colaboradores. A empresa foi o embrião do Gruppo Industriale Maccaferri, cuja gestão é de responsabilidade da SECI, a holding do grupo.

Fiel às suas origens e à sua missão (vocação industrial, diversificação e internacionalização), o Grupo industrial aporta tecnologia e experiência para resolver os problemas ligados aos mercados de engenharia civil e ambiental. Com o slogan “Engineering a better solution”, promove mundialmente a melhor gama de soluções em malha hexagonal de dupla torção, geossintéticos, fibras metálicas e sintéticas.

Informações para imprensa 
 

Adriana Roma
(11) 9 9963-5221
(19) 3579-6516
adriana@canaris-com.com.br

Skype: adriana-roma

Letícia Milaré
(11) 9 9706-7790
(19) 3579-6516
leticia@canaris-com.com.br  

Skype: leticiamilare

Voltar