Brazil Road Expo 2013 exibirá as últimas soluções para o segmento de Drenagem Urbana e de Rodovias

Publicado em 26 Fevereiro de 2013
Maccaferri, Tigre ADS, Kanaflex, ABPv e DER-MG farão palestra em workshop técnico sobre o assunto

A estação das chuvas, que geralmente dura até março, é a época do ano, em que acontece a maioria dos temporais em várias regiões do País. Nessas ocasiões é que vem à tona a importância das obras de drenagem nas vias urbanas e nas rodovias. Além dos prejuízos materiais e na interferência que os alagamentos podem causar no dia a dia das pessoas, o grande destaque é a questão da segurança viária e rodoviária, inclusive porque obras desse tipo diminuem o risco de fenômenos como o da aquaplanagem, por exemplo. “Embora não existam números oficiais a esse respeito, um percentual considerável dos acidentes de trânsito registrados em 2011 no Brasil – que resultaram na morte de mais de 45 mil pessoas -, é atribuído a falhas nos sistemas de drenagem”, explica Marcos Augusto Jabor, Gerente de Hidrologia e Drenagem da diretoria de projetos do DER-MG.

Um encontro que acontece de 19 a 21 de Março, em São Paulo, vai reunir o que há de mais moderno em soluções e tecnologias para o setor de drenagem urbana e de rodovias. A Brazil Road Expo 2013, que será realizada no Transamérica Expo Center, contará com a presença de empresas do segmento como ACO Drenagem, Kanaflex, Tigre ADS, Maccaferri, TDM Brasil, entre outras que apresentarão produtos como dutos, canais, grelhas, tubos, e geotêxteis, além de outros produtos e equipamentos correlatos. No total o evento reunirá 250 marcas expositoras e aproximadamente 12 mil profissionais visitantes.

Conteúdo técnico
Algumas das principais soluções nesse setor serão apresentadas no Workshop Técnico de Drenagem Urbana e de Rodovias, que acontece na manhã do segundo dia do evento (20/03). O workshop será composto por cinco palestras sobre temas como Viabilidade Técnica Econômica dos Geossintéticos Aplicados à Infraestrutura de Transportes, Soluções para Drenagem Urbana e Rodoviária, A Importância da Drenagem de Rodovias para a Segurança Viária, Drenagem Urbana e Sustentabilidade e Evolução Tecnológica em Drenagem Subterrânea - Geotubos.

“Rodovias que contam com processos adequados e modernos de drenagem proporcionam aos usuários uma segurança mais efetiva e o  inverso é uma das principais causas da gravidade dos acidentes. Por isso, durante nossa palestra, mostraremos as implicações de um projeto de drenagem deficiente com a ausência de manutenção”, conta explica Marcos Augusto Jabor, do DER-MG, que é um dos palestrantes do workshop. “Eventos que falem de infraestrutura viária e rodoviária são de grande importância para nós (técnicos), pois temos um espaço para troca de informações com outros profissionais, de outras partes do Brasil”, completa.
Outro palestrante, o engenheiro Francisco José D’Almeida Diogo, da ABPv (Associação Brasileira de Pavimentação), destaca a importância do Brazil Road Summit 2013 para o segmento de drenagem urbana. “Trata-se de uma oportunidade de encontrar de forma muito objetiva, autoridades técnicas de interesse para que seja estabelecida a troca de ideias, a fim de firmar ou alterar conceitos e perceber as novas tendências da tecnologia de drenagem. A troca de informações e a atualização do conhecimento permitem uma melhor preparação de profissionais, empresas e governo para enfrentar os desafios do Brasil do amanhã, hoje”, conta Diogo.

Além dos programas ligados à drenagem urbana, o Brazil Road Summit irá abordar vários outros assuntos como pavimentação asfáltica e em concreto, geotecnia, sinalização, segurança rodoviária, obras de artes especiais (pontes, viadutos e túneis), contenção de encostas, entre outros. A conferência contará com mais de 60 palestras divididas em 16 programas. A consulta à programação completa e as inscrições podem ser feitas no endereço www.brazilroadexpo.com.br/novo/summit.php

Segundo o engenheiro Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo, o evento é o palco ideal para a discussão do futuro da infraestrutura viária e rodoviária no País. “Durante os três dias de evento, debateremos o que há de mais importante a ser discutido no setor. Tudo a fim de atender as necessidades dos que buscam informações sobre construção e infraestrutura de vias e rodovias”, comenta.

Brazil Road Expo 2013 – 3ª edição
Data: 19 a 21 de março de 2013