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Brazil Road Expo 2013 discutirá estratégias de minimizar efeitos ambientais de rodovias na biodiversidade

Publicado em 08 Março de 2013
Um workshop coordenado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE/ UFLA) irá abordar o tema e contará com a participação de organizações como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Durante o evento o centro de pesquisa lançará o Selo CBEE de Biodiversidade.

O Brasil possui um malha rodoviária de aproximadamente 1.7 milhão de quilômetros e este número deve crescer significativamente nos próximos anos, sendo que milhares de quilômetros de rodovias atravessam santuários ecológicos. Cada novo quilômetro implantado, além de levar desenvolvimento para vários locais do País, significa também o aumento na quantidade de animais silvestres que são atropelados, seja por ausência de sinalização ou de outros mecanismos capazes de impedir as ocorrências. A Brazil Road Expo 2013, que acontece de 19 a 21 de Março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, irá promover um debate de estratégias para lidar com o problema.

Levantamentos do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) - organização ligada ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) - mostram que no Brasil, cerca de 450 milhões de animais selvagens morrem por ano nas rodovias que cortam o país. Além do impacto ambiental, existe também um componente socioeconômico. Alguns desses animais são de médio e grande porte, como macacos, lontras, pumas, tamanduás ou capivaras, o que pode provocar acidentes graves.

Em seu estande na feira e no workshop que coordenará no segundo dia do evento, o CBEE/UFLA apresentará as ações que vem desenvolvendo nos últimos anos nas áreas de pesquisa científica, capacitação, desenvolvimento de tecnologia e implementação de políticas públicas. “O CBEE/UFLA atua como uma espécie de consultoria para o tema, capacitando equipes em concessionárias de rodovias e DERs, por exemplo, para que se faça o monitoramento das espécies atingidas por uma determina rodovia, e propondo medidas de mitigação”, explica o pesquisador Alex Bager, diretor da organização.

De acordo com o ele, só um estudo aprofundado pode apontar qual a melhor solução para uma determinada rodovia. “Existem soluções como faunoduto (túneis sob as estradas) ou mesmo redes para passagens aéreas, mas nem sempre promover a travessia da rodovia é e saída mais adequada”, explica Bager destacando outras possibilidades como grades, equipamentos sonoros ou luminosos que visam afastar as espécies das rodovias.

Lançamentos
Durante o evento o CBEE/UFLA lançará o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem, o Sistema Urubu de coleta de dados de atropelamento de fauna selvagem e também o Selo CBEE de Biodiversidade. “O Selo CBEE está sendo criado com a finalidade de definir protocolos de projetos, monitoramento, capacitação e análise de dados visando qualificar as ações realizadas em prol da minimização de efeitos ambientais de empreendimentos lineares à biodiversidade”, conta Bager.

Workshop Técnico
Toda essa discussão será aprofundada no Workshop Desafios Brasileiros em Logística e Meio Ambiente, que abordará as tendências mundiais para minimização destes impactos no Brasil. O programa será composto por quatro palestras sobre os temas Selo CBEE de Biodiversidade (CBEE), Licenciamento e Gestão Ambiental em Rodovias (ARTESP), Lideranças Sustentáveis (Tetrapak) e Licenciamento Ambiental em Rodovias e Unidades de Conservação (Instituto Chico Mendes).

Outros workshops
Além dos programas ligados à logística e meio ambiente, o Brazil Road Summit irá abordar vários outros assuntos como pavimentação em concreto e asfalto, geotecnia, sinalização, segurança rodoviária, obras de artes especiais (pontes, viadutos e túneis), contenção de encostas, drenagem de rodovias, entre outros. A conferência contará com mais de 60 palestras divididas em 16 programas. A consulta à programação completa e as inscrições podem ser feitas no endereço www.brazilroadexpo.com.br/novo/summit.php.

Segundo o engenheiro Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo, o evento é o palco ideal para a discussão do futuro da infraestrutura viária e rodoviária no País. “Durante os três dias de evento, debateremos o que há de mais importante a ser discutido no setor. Tudo a fim de atender as necessidades dos que buscam informações sobre construção e infraestrutura de vias e rodovias”, comenta.

Serviço

Brazil Road Expo 2013 – 3ª edição
Data: 19 a 21 de março de 2013
Horário de exposição: 11h – 20h
Horário do congresso: 09h – 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Mais informações: www.brazilroadexpo.com.br

Informações à imprensa:
M.Free Comunicação
Tel: (11) 3171-2024
imprensa@brazilroadexpo.com.br
Claudia Reis, Roberta Provatti, Marcio Freitas

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