Brazil Road Expo 2013 apresentará as novas tecnologias e soluções para o segmento de túneis

Publicado em 15 Março de 2013
ABNT, Light, Risiko, Ritco, Armco Staco e Geocompany farão palestra em workshop técnico sobre o assunto

Os túneis são muito usados como solução para atenuar impactos ambientais que seriam causados com a  abertura de estradas, além de, é claro, facilitar o acesso de um ponto a outro. Um exemplo do primeiro caso são as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte de São Paulo. O empreendimento, terá mais da metade do seu trecho composto por túneis, de modo a diminuir o impacto da obra no Parque Estadual da Serra do Mar. Já um exemplo de túnel cujo principal objetivo é facilitar o acesso é o que ligará o bairro do Macuco (em Santos) a Vicente de Carvalho, em Guarujá.

É exatamente pensando nessa e em outras em soluções para os problemas de acesso que será realizada de 19 a 21 de Março, em São Paulo, a Brazil Road Expo, maior evento de infraestrutura viária e rodoviária do País e que vai reunir o que há de mais moderno em soluções e tecnologias para o setor de túneis. A feira, que será realizada no Transamérica Expo Center, contará com a presença de empresas do segmento como Risiko, Ritco, Armco Staco, Geocompany entre outras que apresentarão produtos como sistemas de segurança, sistemas de ventilação, além de outros produtos e equipamentos correlatos. No total o evento reunirá 250 marcas expositoras e aproximadamente 12 mil profissionais visitantes.

Conteúdo técnico
Algumas das principais soluções nesse setor serão apresentadas no Workshop Técnico de Túneis, que acontece na tarde do segundo dia do evento (21/03). O workshop será composto por seis palestras sobre temas como Soluções de Infraestrutura Urbana para Energia Elétrica, Sistemas de Ventilação – Aspectos de projeto, instalação e operação em Túneis Rodoviários, Sistemas de Segurança instalados em Túneis - Normas Brasileiras, A tecnologia de redução de partículas em suspensão com base em novas tecnologias, MND – Sistema Tunnel Liner e Gestão de segurança de obras subterrâneas em solo ou em rocha para minimizar riscos e garantir a integridade nas operações.

Além dos programas ligados a obras de artes especiais (pontes, viadutos e túneis), o Brazil Road Summit irá abordar vários outros assuntos como pavimentação asfáltica e em concreto, drenagem de vias e rodovias, geotecnia, sinalização, segurança rodoviária, contenção de encostas, entre outros. A conferência contará com mais de 60 palestras divididas em 16 programas. A consulta à programação completa e as inscrições podem ser feitas no endereço www.brazilroadexpo.com.br/novo/summit.php

Segundo o engenheiro Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo, o evento é o palco ideal para a discussão do futuro da infraestrutura viária e rodoviária no País. “Durante os três dias de evento, debateremos o que há de mais importante a ser discutido no setor. Tudo a fim de atender as necessidades dos que buscam informações sobre construção e infraestrutura de vias e rodovias”, comenta.

Brazil Road Expo 2013 – 3ª edição
Data: 19 a 21 de março de 2013