Brazil Road Expo 2013 conta com novidades como Arena de Pavimentação e Labirinto de Sinalização

Publicado em 17 Março de 2013
Entre as outras estreias do evento estão a demonstração ao vivo de equipamento para criação de faixas reversíveis e tráfego, um pavilhão de geotecnia e um ponto de encontro para a discussão de estratégias que possibilitem diminuir o impacto da construção de estradas na biodiversidade
Arena de Pavimentação
Em sua segunda participação na Brazil Road Expo a Sotreq/Caterpillar é responsável por uma das grandes novidades do evento deste ano: uma arena na área externa de exposição onde será mostrada a pavimentadora AP555E em operação. O espaço, que tem 660m², conta com arquibancada para que o público possa acompanhar melhor a demonstração das etapas de pavimentação.

Faixas reversíveis
Também da área externa a empresa Lindsay promove a demonstração do Quickchange®, um equipamento que possibilita o deslocamento lateral de uma barreira de concreto de alto desempenho em até duas faixas com velocidade de até 15 km/h. O sistema é especialmente indicado para a rápida criação, por exemplo, de faixas reversíveis de tráfego. A técnica, entre outras vantagens, garante a segurança dos operadores de tráfego e a agilidade nas intervenções.

Labirinto de sinalização
Trata-se de um espaço vivencial para mostrar, na prática, a importância de uma sinalização adequada para a segurança viária e rodoviária. O espaço, uma câmara escura, tem dois corredores com pequenos obstáculos, um com sinalização de baixa qualidade e outro com sinalização de alta qualidade, intercalados por uma sala com apresentação audiovisual sobre o assunto. O espaço, que é coordenado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), tem como principal objetivo permitir que os participantes vivenciem as situações encontradas nas vias, sendo uma péssima e uma ótima, inclusive em condições adversas de tempo como chuva ou nevoeiro.

Pavilhão de Geotecnia
Outra novidade da Brazil Road Expo foi a criação do Pavilhão de Geotecnia, uma área onde se concentram empresas que apresentam soluções como geossintéticos, geogrelhas, redes de contenção, gabiões, concreto projetado etc. Estudos geotécnicos aprofundados são fundamentais para garantir a segurança e inclusive a durabilidade de uma obra, e são a resposta para contenção de encostas, fundações, controle de erosão, e inclusive tratamento de solos moles. Em alguns casos, a falta de tratamento de solos moles (muito comuns no Brasil), é determinante para que uma obra de pavimentação seja perdida, causada pelo afundamento do solo.

Ecologia nas Estradas
O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) - organização ligada ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) – mostra em seu estande e no workshop que coordena no segundo dia do evento, as ações que vem desenvolvendo nos últimos anos nas áreas de pesquisa científica, capacitação, desenvolvimento de tecnologia e implementação de estratégias capazes de minimizar os efeitos ambientais de rodovias na biodiversidade. Levantamentos do CBEE/UFLA mostram que no Brasil, cerca de 450 milhões de animais selvagens morrem por ano nas rodovias que cortam o país. Além do impacto ambiental, existe também um componente socioeconômico, já que alguns desses animais são de médio e grande porte, como pumas ou capivaras, o que pode provocar acidentes graves.