Brazil Road Expo 2014 volta a destacar setor de Geotecnia

Publicado em 02 Setembro de 2013
A quarta edição do principal evento de infraestrutura viária e rodoviária do País reunirá empresas, associações e outras entidades voltadas ao setor de geotecnia, fundações e mecânica de solos.

Mais uma vez a Brazil Road Expo – cuja quarta edição acontece de 09 e 11 de abril de 2014, no Transamérica Expo Center, em São Paulo –, irá destacar a importância das soluções em Geotecnia e Fundações para as obras de infraestrutura viária e rodoviária.  Esse papel vai desde intervenções de reforço do solo com a utilização de geossintéticos, até obras de contenção e monitoramento de encostas, seja com o uso de concreto projetado, estruturas de retenção como redes ou gabiões, ou ainda cobertura vegetal própria para esta finalidade. Isso sem falar na aplicação dessas técnicas de engenharia na construção de obras de artes especiais como túneis, pontes e viadutos.

“Não se pode pensar em obras de infraestrutura viária e rodoviária sem pensar em Engenharia Geotécnica e de Fundações. Essas são áreas que contam com tecnologia de ponta e que são fundamentais não apenas para a qualidade das vias e rodovias, mas também para a segurança desses empreendimentos”, explica o engenheiro Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo.

O evento contará com diversos expositores que apresentarão produtos e tecnologias deste segmento. Entre essas empresas estão algumas veteranas de Brazil Road Expo, como a subsidiária brasileira da suíça Geobrugg que, entre outras soluções, oferece sistemas de estabilização de taludes; a CPB – Concreto Projetado do Brasil, que apresentará linha de tirantes e chumbadores para contenção em túneis, escarpas, mineração e construção civil; Massi e Vertical Green, ambas com soluções em cobertura vegetal para encostas; e Bolsacreto que oferece um sistema construtivo para obras de contenção de taludes, proteção de costeiras e margens, canalização de córrego e controle de erosão.

A Brazil Road Expo 2014 conta também com novos expositores desse segmento, como a DSI Revestimento Vegetal, de Campo Grande (MS). “Por ser a maior feira do setor, a DSI viu uma grande oportunidade de divulgação. Iremos expor nosso portfólio de serviços e nossa técnica de execução de projetos, para recuperação de áreas degradadas”, conta o diretor da empresa, Osmar Paulino Toccolini Neto.

Outro novo expositor é a empresa mineira Deflor Bioengenharia que, entre outras soluções, fornece biomantas antierosivas para proteção de encostas.

A Brazil Road Expo contará ainda com a participação da Geotec Consultoria Ambiental que oferece entre a sua vasta gama de serviços análise de estabilidade de talude e projetos e dimensionamento de drenagem. “A forte atuação da GEOTEC no sentido de viabilizar a construção de vias e rodovias, através do seu vasto portfólio de serviços especializados, reforça a grande sinergia entre a nossa empresa e a Brazil Road Expo. Por isso, decidimos participar do evento para divulgar ainda mais o nosso expertise nesse segmento”, conta o engenheiro elétrico Gustavo Thomsen, diretor técnico da empresa.

Assim como nas duas últimas edições, o Brazil Road Summit, programa de conferências que acontece paralelamente à exposição, contará com um workshop exclusivo sobre Geotecnia com palestras sobre temas como contenção de encostas, uso de geossintéticos em obras de infraestrutura, soluções para o melhoramento de solos moles, reforço de taludes,  entre outros temas.

Brazil Road Expo 2014 – 4ª edição
Data: 09 a 11 de Abril de 2014