FALTAM
101 DIAS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

 

 

 

Parceiros de Mídia

Muito além da pavimentação: Brazil Road Expo reúne tecnologias para terraplenagem e movimentação de terra

Publicado em 08 Outubro de 2013
Depois do trabalho de topografia e sondagem do terreno, começa a etapa que busca o nivelamento da área, seja com a aplicação de obras de escavação ou com a execução de cortes e aterros.

Muito embora a Brazil Road Expo já esteja consolidada como a principal feira para o mercado de pavimentação de vias e rodovias na América Latina, as soluções e tecnologias reunidas pelo evento vão muito além da pavimentação propriamente dita, seja em asfalto ou concreto. Um exemplo de segmento que tem grande importância no mix de produtos que é apresentado na feira é o de movimentação de terra ou terraplenagem. Essa é a etapa que garante o preparo adequado do local que vai receber o empreendimento e que tem impacto direto na qualidade final da obra.

Depois do trabalho de topografia e sondagem do terreno, começa a etapa que busca o nivelamento da área, seja com a aplicação de obras de escavação ou com a execução de cortes e aterros. “Uma boa obra de terraplenagem, com a utilização das técnicas e equipamentos adequados, garante a prevenção de patologias como erosão, infiltrações, assoreamentos e deslizamentos”, explica o engenheiro Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo.

Entre os principais equipamentos para movimentação de terra que serão apresentadas por empresas expositoras da Brazil Road Expo estão máquinas para escavação, nivelamento, carregamento e compactação. Alguns exemplos são as pás-carregadeiras de esteiras ou pneus, indicadas para escavação, nivelamento, carregamento de caminhão, remoção de raiz de árvore etc. As retroescavadeiras são adequadas para escavação, abertura de valas, nivelamento e carregamento de caminhão, assim como as escavadeiras hidráulicas que também encaram a remoção de raízes. Para o nivelamento de grandes áreas os eleitos são os tratores de esteiras e as motoniveladoras, além dos moto-scrapers, que fazem movimentação de terra em larga escala e transporte em trajeto curto.

Na etapa seguinte da terraplenagem entram equipamentos como o rolo pata de carneiro, para a compactação de solo onde houve aterro e ainda o rolo liso para realizar acabamento de compactação após a utilização do rolo pata, ou também para compactar pedra, areia, etc.

Evolução tecnológica Como tudo que envolve a área de engenharia civil, as técnicas de terraplenagem precisaram se modernizar para que houvesse ganho em produtividade e segurança das obras. Para se ter uma ideia, estima-se que para a produção de 50 m3/h de escavação seriam necessários pelo menos 100 operários. A mesma tarefa pode ser executada por uma única escavadeira, operada apenas por um único operário.

Desde o lançamento, em 1920, do primeiro trator movido a gasolina - ao qual desde logo foi adaptada uma lâmina, iniciando-se desta maneira a concepção e a fabricação dos modernos equipamentos de terraplenagem – o avanço tecnológico dessas máquinas deu um verdadeiro salto, e a Brazil Road Expo será uma grande vitrine das novidades desse segmento.

Nivelamento
Um dos destaques entre os equipamentos para nivelar o solo que serão apresentados na Brazil Road Expo deverá ser a linha de motoniveladoras Volvo G900, que contam com a exclusiva tecnologia dos Joysticks e ainda mantém o volante para uma maior segurança do operador. Os controles por Joysticks Volvo oferecem ao operador uma resposta sensível e proporcional de todas as funções hidráulicas e de movimentação do equipamento como por exemplo controle das lâminas, da transmissão, da direção, da articulação e de implementos que são configurados no equipamento.

Este opcional leva o equipamento a um novo patamar de ergonomia, controle e visibilidade. Eliminando-se as alavancas de comando convencional, a visibilidade frontal do equipamento é sensivelmente aumentada. Os Joysticks são montados nos apoios de braço e oferecem 6 diferentes possibilidades de regulagem, proporcionando a melhor posição para o operador e um conforto excepcional.

Outra vantagem do equipamento é que o uso de botões de rolagem elimina a necessidade de torção do punho do operador, diminuindo a incidência de doenças ocupacionais.

Além de motoniveladoras da linha G900, a Volvo Construction Equipment também levará para a Brazil Road Expo 2014 compactadores de solo e asfalto e vibro acabadoras, produtos quais fazem parte das estratégias de Road Construction da empresa.

Compactação
Na área de compactação, um dos destaques da feira promete ser a linha de rolos Hamm 3520 da faixa de 20 toneladas de peso operacional que são ótimas opções em grandes obras de engenharia e terraplenagem, visando otimizar a execução com garantia de grande rendimento.

Os modelos 3520, de cilindro liso vibratório, e 3520P, de cilindro vibratório pé-de-carneiro, fazem parte da Série 3000, a terceira geração de rolos da Hamm, uma das cinco marcas que fazem parte do Grupo Wirtgen (Wirtgen, Vögele, Kleemann e Ciber).

Destinados a executar trabalhos de grande porte em compactação de solos, os rolos 3520 e 3520P possuem a articulação em três pontos. Uma patente Hamm, esta articulação tripla garante estabilidade direcional, amortecimento de choques em terrenos acidentados, distribuição uniforme de peso no eixo traseiro durante a locomoção e segurança contra tombamento.

Equipado com motor de grande potência, possui tração de fábrica para superar os aclives mais íngremes mesmo em modo de trabalho vibratório. Uma das grandes vantagens da utilização do rolo 3520 é o consumo de combustível. Comparado com dois compactadores com a metade do peso, este rolo de 20 toneladas apresenta consumo cerca de 40% inferior aos dois rolos mais leves.

Para o modelo de cilindro liso 3520, pode ser configurado um medidor de compactação HCQ (Hamm Compaction Quality), chamado também de compactômetro. Este dispositivo informa o operador através de luzes indicativas quando os vazios do solo são preenchidos, evitando que haja excesso de passadas que podem prejudicar a compactação.

Serviço
Brazil Road Expo 2014 – 4ª edição
Data: 09 a 11 de Abril de 2014
Horário de exposição: 11h – 20h
Horário do congresso: 09h – 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Mais informações: www.brazilroadexpo.com.br

Voltar