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Brazil Road Expo 2014 destacará importância da manutenção dos pavimentos

Publicado em 18 Novembro de 2013
Junto com o grande volume de água das chuvas de verão vêm à tona os problemas de manutenção do pavimento de ruas e estradas. Intervenções preventivas são fundamentais para evitar a completa deterioração e garantir que a obra, no mínimo, atinja a vida útil estabelecida em contrato.

É melhor prevenir do que remediar. Essa máxima popular também vale quando o assunto é a conservação do pavimento de vias e rodovias. Produtos e equipamentos para fresagem, reciclagem, recapeamento, grinding e tapa-buraco, inovações em misturas asfálticas como retardadores de trincas e agentes rejuvenescedores, drenagem, além de instrumentos de diagnóstico. Essas são algumas das soluções voltadas à manutenção dos pavimentos que o público visitante poderá encontrar na quarta edição da Brazil Road Expo 2014, que acontece de 09 a 11 de Abril, no Transamérica Expo Center.  

Prevenir não é apenas melhor, mas é também mais barato como atesta o Eng. Mauro Beligni, diretor da Tecpav Consultoria. “É necessário gerenciamento para que se possa fazer a intervenção de recuperação e restauração no momento exato. Se esperar que o pavimento atinja a sua vida útil, será necessária uma intervenção muito mais pesada e muito mais onerosa do que se você fizer manutenções periódicas”, destaca.

E é no período das chuvas que esse processo de gerenciamento, de prefeituras, concessionárias de rodovias, DERs ou mesmo do governo federal é posto à prova. Embora necessária à vida, água, quando infiltrada, é uma grande inimiga das obras civis e não é diferente com a construção de uma via e rodovia. Ainda que conte com a aplicação de geossintéticos ou outros produtos para reforço de solo, para se fazer a pavimentação o trabalho começa na camada original do terreno, o sub-leito, que é feito de terra e solo compactado, e “não gosta de água”.

Na prática, segundo especialistas, a camada de revestimento asfáltico, assim como a aplicação de técnicas adequadas de drenagem, funciona como uma manta de impermeabilização. Numa laje, a falha nessa camada, gera a trinca que se não tratada pode gerar infiltração, a corrosão dos vergalhões e o comprometimento da estrutura. Numa rodovia a trinca vira uma deformação, que vira um buraco, que vira uma cratera. ”Depois que já houve esse comprometimento estrutural da via, as operações tapa-buracos, embora importantes para a não interrupção do tráfego, são paliativas”, explica o engenheiro Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo.

Ainda segundo o Eng. Mauro Beligni, alguns dos problemas têm origem no fato de que muitas vias estão subdimensionadas em relação à solicitação de tráfego. “Na cidade de São Paulo, por exemplo, os pavimentos foram projetados na década de 60 e implantados na década de 70 e 80. Eles se encontram totalmente subdimensionados e deteriorados. Determinados serviços de restauração não funcionam e há realmente a necessidade de reconstrução”, conclui.

Novidades para a manutenção e reparo
Nos três dias de realização da Brazil Road Expo o público visitante terá acesso a algumas das mais modernas soluções para manutenção e reparo de pavimentos. Empresas como o Grupo Wirtgen e a Bomag Marini apresentarão equipamentos como fresadoras (máquinas que retiram a camada deteriorada do asfalto), recicladoras de asfalto etc.

A Paulifresa, além de divulgar seus serviços de fresagem, irá mostrar suas soluções em grinding, cortes longitudinais que são feitos na pista com discos diamantados visando corrigir irregularidades, aumentar a aderência da superfície e melhorar a drenagem.

E falando em drenagem, esse é outro importante setor no contexto da Brazil Road Expo. Entre as empresas que levarão soluções para este segmento, destaque para a Tigre ADS, Aco Drenagem, Kanaflex e Armco Staco.

Companhias como a LDA Tanques e a Romanelli apresentarão usinas de micropavimento, que são ideais para recapeamento.  A Romanelli conta ainda com a usina de Lama Asfáltica LAHR 500 que garante rejuvenescimento e impermeabilização à superfície do pavimento e além do Kit Compacto Tapa-Buraco (foto).

Entre as distribuidoras de asfalto, destaque para as soluções em asfalto borracha da Greca e da NTA Asfaltos, que tem excelente custo-benefício, pois pode durar até três vezes mais, evitando obras de recuperação durante um longo período.

A Greca irá apresentar, entre outros produtos, o ECOFLEX TS, um asfalto borracha especialmente desenvolvido para aplicações de tratamentos superficiais simples ou duplo que é estocável e totalmente estável com uma variação mínima dos seus índices de viscosidade. A NTA vai mostrar o ECO-NTAFLEX® um asfalto modificado com 15% de borracha de pneu moído para tratamento superficial que funciona como revestimento ou como membrana intermediária de absorção de trincas. 

Além dessas e outras tecnologias que estarão em exposição, o tema de manutenção de pavimentos também deverá integrar a programação do Brazil Road Summit, congresso que acontece paralelamente à feira. Por exemplo, estão adiantadas as negociações para que a ABPv – Associação Brasileira de Pavimentação  - coordene um mini curso sobre Avaliação de Pavimentos e Projetos de Restauração.

Situação das estradas
Segundo o levantamento realizado este ano pela CNT - Confederação Nacional de Transportes, em relação ao pavimento 46,9% dos 96.714 km de rodovias percorridos apresentam deficiência. Nesse quesito foi avaliado se as vias atendem a atributos como capacidade de suportar efeitos do mau tempo e estrutura forte para resistir ao desgaste e permitir o escoamento das águas (drenagem).  A pesquisa CNT de Rodovias avaliou toda a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais.

Assim como nas outras edições da pesquisa, as rodovias concessionadas são as mais bem avaliadas. Em relação ao estado geral - 84,4% foram classificadas como ótimas ou boas. Apenas 15,6% ficaram no patamar de regular, ruim ou péssimo. A situação se inverte quando são analisadas as rodovias sob gestão pública – 26,7% têm condições ótimas ou boas e 73,3% não estão em condições satisfatórias.

Serviço
Brazil Road Expo 2014 – 4ª edição
Data: 09 a 11 de Abril de 2014
Horário de exposição: 11h – 20h
Horário do congresso: 09h – 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Mais informações: www.brazilroadexpo.com.br

Informações à imprensa:
Eliane Nunes
(11) 3893-1333
imprensa@brazilroadexpo.com.br

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