Autoridades participam da cerimônia de abertura da Brazil Road Expo 2014

Publicado em 10 Abril de 2014

Teve início ontem, 9 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a Brazil Road Expo, o maior evento de infraestrutura viária e rodoviária da América Latina. A programação teve início com a realização do III Fórum Brasileiro de Investimentos em Rodovias que marcou a abertura oficial do evento. A plenária de abertura, estiveram presentes nomes como Francisco Luiz Costa, diretor do Departamento de Planejamento e Transportes (Ministério dos Transportes), Clodoaldo Pelissioni, Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), General Roberto Jungthon, Vice Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC), José Alberto Ribeiro, presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), Ricardo Pinto Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), entre outros convidados.

Francisco Luiz Costa, que na ocasião representava o Ministro dos Transportes, César Borges, destacou a importância da iniciativa privada no avanço do setor. “O Ministério está satisfeito com a retomada das concessões com a contribuição do setor privado. Essa, inclusive, é uma preocupação do Governo Federal. Fortalecer a parceria entre o setor público e o privado. Consolidar parcerias com os países da América do Sul”, afirmou Costa.

Clodoaldo Pelissioni, do DER-SP falou sobre a dos projetos que estão sendo executados, e os que foram finalizados nos últimos meses no Estado de São Paulo. “São Paulo tem 22 mil quilômetros de estradas. O Estado administra 15 mil quilômetros. Isso é um orgulho, porque as 15 melhores rodovias do Brasil estão em nosso Estado. Estamos a frente de obras no Trecho Norte do Rodoanel, construindo novos acessos ao porto de Santos, fazendo a extensão da Carvalho Pinto, a duplicação da Tamoios e, inclusive, obras na Serra do Mar”, destacou.

No decorrer da cerimônia de abertura, José Alberto Ribeiro, da ANEOR, declarou que “a associação se orgulha em ter, hoje, 346 empresas parceiras com o intuito de melhorar ainda mais nossos sistemas, não só o rodoviário, mais todos os modais”.

Ao final da solenidade de abertura, Ricardo Pinto, presidente da ABCR, exaltou a Brazil Road Expo como importante evento para o crescimento do setor de infraestrutura viária e rodoviária. “Hoje o Brasil possui cerca de 230 mil quilômetros de vias e rodovias pavimentadas. Muito pouco se tratando do tamanho do Brasil e os países de primeiro mundo. A Brazil Road Expo vem para alavancar o setor e mostrar que existem saídas para o Brasil se desenvolver cada vez mais”, destacou Pinto.

Depois da sessão plenária, as autoridades e os organizadores do evento participaram do corte da fita e o tour oficial na feira.

Veja mais fotos.

Brazil Road Expo 2014 – 4ª edição