Brazil Road Expo 2014 reuniu mais de 11 mil profissionais visitantes e gerou R$ 600 milhões em negócios

Publicado em 16 Abril de 2014
Durantes três dias, as cerca de 250 marcas que participaram do evento apresentaram o que existe de mais moderno em soluções para o setor de infraestrutura viária e rodoviária

A quarta edição da Brazil Road Expo, principal evento voltado ao setor de infraestrutura viária e rodoviária da América-Latina, realizado em São Paulo nos dias 9, 10 e 11 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, superou as expectativas dos expositores e público participante. Nos três dias, estiveram presentes ao evento 11.042 profissionais, entre visitantes e congressistas, que puderam conhecer as principais novidades dos fabricantes, distribuidores de máquinas e equipamentos, novos produtos para construção e manutenção de pontes, viadutos e túneis, produtos destinados à pavimentação em asfalto e concreto, soluções para drenagem, contenção de encostas, sistemas e produtos para segurança, sinalização e gestão de vias e rodovias. De acordo com levantamento feito junto a empresas expositores, a perspectiva de geração de negócios a partir de contatos realizados durante a feira é de pelo menos R$ 600 milhões.

Para Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo, o sucesso dessa edição se deu em função de vários fatores. “O anúncio das concessões de rodovias previstas para o segundo semestre, juntamente com eventos esportivos importantes que se aproximam, aqueceram o mercado. E a Brazil Road Expo foi fundamental para oferecer aos empresários as melhores soluções, tanto em produtos quanto em conteúdo técnico qualificado, elementos fundamentais para o crescimento do setor”, afirma Ramos.

O diretor presidente da Ciber, Luiz Marcelo Tegon, falou sobre a participação da empresa no evento deste ano. “A Brazil Road Expo já é um marco na agenda anual do setor de pavimentação. Reúne clientes de todo o Brasil, e foi uma oportunidade de apresentarmos aos clientes nossos lançamentos, como a nova geração traço 3, da Vögele, além de novas e avançadas tecnologias e equipamentos do Grupo Wirtgen”, declarou.

“A Brazil Road Expo 2014 é uma feira que já se consolidou como o maior evento do setor de construção rodoviária do país e já começa a alcançar projeção internacional. Ficamos muito entusiasmados com os contatos que fizemos e com as perspectivas e potencial de excelentes negócios que virão por ai”, afirmou Réus Rosa, diretor geral da Bomag Marini Latin America.

O coordenador de marketing da Maccaferri para América Latina, Paulo Ferreti, também comentou a participação da empresa no evento desse ano. “A Brazil Road Expo 2014 destaca-se pela melhoria constante de sua organização e pela maturidade do evento. Nessa edição, o congresso Brazil Road Summit teve uma parte de sua programação dedicada à pauta de geotecnia, que é essencial para estabilização e contenção do solo e para segurança da infraestrutura rodoviária. Também percebemos mais espaço para soluções sustentáveis, já que diversos engenheiros estão em busca insumos capazes de minimizar os impactos no meio ambiente”, comentou.

De acordo com Cassius Cerqueira, Gerente de Suprimentos e Coprodutos do Centro de Coprodutos Aço Brasil (CCA Brasil), que é ligado ao Instituto Aço Brasil, a Brazil Road Expo foi um importante espaço para divulgar as ações da entidade e os benefícios ambientais que os coprodutos propiciam. “São vários os benefícios, entre eles a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, e das emissões de gases de efeito estufa na produção de cimento”, afirma.

Para o diretor de marketing e produtos especiais da Betunel, Osvaldo Tuchumantel, “eventos como a Brazil Road Expo propiciam a integração qualificada entre o vendedor, o congressista e o visitante. Isso é fundamental para a qualidade do evento e o crescimento do setor”.

Já para João Paulo Moura, diretor comercial da Marvitec, esse ano o evento se superou positivamente. “Participamos de todas as edições da Brazil Road Expo e, este ano, sem dúvidas, obtivemos resultados expressivos, não só em fechamento de negócios, mas no relacionamento com potenciais clientes”, comentou.

Rafael Marçal Martins de Reis, presidente do Instituto Pavimentar, que participou pela primeira vez de uma exposição deste segmento, avaliou como positiva as ações realizadas pelo instituto no evento. “Tivemos a oportunidade de encontrar e conhecer diversos players do setor, divulgar a nossa missão, promover ações de marketing, prospectar parcerias, intensificar a disseminação de conhecimento em pavimentação asfáltica, além de difundir a importância da capacitação e aperfeiçoamento técnico aos profissionais do setor por meio dos cursos oferecidos pelo Instituto Pavimentar”, afirmou Reis.

Assim como nas edições passadas, a Brazil Road Expo contou com a presença de visitantes qualificados. “Participamos pela primeira vez no ano passado. Nesta edição tivemos a oportunidades de fazer novos contatos para a geração de negócios futuros. Certamente estaremos por aqui no ano que vem”, relata Edivaldo Espenchitt, diretor da Energitec Combustão Industrial.

Área externa
A arena de demonstração se consolidou este ano como uma das principais atrações do evento. Durante os três dias, algumas empresas puderam apresentar, na prática, o funcionamento de suas máquinas. Foi o caso, por exemplo, da Volvo Construction Equipment, que apresentou a Vibroacabadora sobre esteiras ABG5820, com simulações periódicas de sua utilização, e a Copex, que apresentou no mesmo espaço a Autoconcreteira Fiori DB 460. Também contaram com exposição na área externa as empresas Weber MT e XCMG, além do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro.

Programa de conferências
O evento contou também com a Brazil Road Summit, programa de conferências realizado em paralelo à exposição, com workshops e seminários sobre temas como máquinas e equipamentos, pavimentação, contenção de encostas, drenagem de rodovias, entre outros temas, o summit contou com 60 palestras distribuídas em 14 programas.

No primeiro dia de programação, o destaque foi o III Fórum Nacional de Investimentos e Rodovias, com destacada participação de autoridades e representantes de importantes órgãos do setor. Na plenária de abertura, estiveram presentes nomes como Francisco Luiz Costa, diretor do Departamento de Planejamento e Transportes (Ministério dos Transportes), Clodoaldo Pelissioni, Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), General Roberto Jungthon, Vice Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC), José Alberto Ribeiro, presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), Ricardo Pinto Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), entre outros convidados.

Francisco Luiz Costa, que na ocasião representou o Ministro dos Transportes, César Borges, destacou a importância da iniciativa privada no avanço do setor. “O Ministério está satisfeito com a retomada das concessões com a contribuição do setor privado. Essa, inclusive, é uma preocupação do Governo Federal. Fortalecer a parceria entre o setor público e o privado. Consolidar parcerias com os países da América do Sul”, disse.

Clodoaldo Pelissioni, do DER-SP falou sobre a dos projetos que estão sendo executados, e os que foram finalizados nos últimos meses no Estado de São Paulo. “São Paulo tem 22 mil quilômetros de estradas. O Estado administra 15 mil quilômetros. Isso é um orgulho, porque as 15 melhores rodovias do Brasil estão em nosso Estado. Estamos a frente de obras no Trecho Norte do Rodoanel, construindo novos acessos ao porto de Santos, fazendo a extensão da Carvalho Pinto, a duplicação da Tamoios e, inclusive, obras na Serra do Mar”, destacou.

Ao final da solenidade, Ricardo Pinto, presidente da ABCR, exaltou a Brazil Road Expo como importante evento para o crescimento do setor de infraestrutura viária e rodoviária. “Hoje o Brasil possui cerca de 230 mil quilômetros de vias e rodovias pavimentadas. Muito pouco se tratando do tamanho do Brasil e os países de primeiro mundo. A Brazil Road Expo vem para alavancar o setor e mostrar que existem saídas para o Brasil se desenvolver cada vez mais”, destacou Pinto. Depois da sessão plenária, as autoridades e os organizadores do evento participaram do corte da fita e o tour oficial na feira.

Próxima edição
A quinta edição da Brazil Road Expo já está agendada e será realizada de 24 a 26 de Março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A exemplo da quarta edição, a BRE 2015 conta com o apoio  de importantes entidades do setor como a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV), Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (Anetrans), entre outras.

M.Free Comunicação
Tel: (11) 3171-2024