Brazil Road Expo 2015 reuniu mais de 6 mil profissionais visitantes

Publicado em 02 Abril de 2015
Nos três dias de evento, mais de 140 marcas expositoras puderam mostrar suas soluções voltadas para o setor de infraestrutura viária e rodoviária

A quinta edição da Brazil Road Expo, maior evento dedicado ao setor de infraestrutura viária e rodoviária da América Latina, realizado nos últimos dias 24, 25 e 26 de março, em São Paulo, teve saldo positivo ao seu final. Nos três dias, o evento recebeu a visita de 6.100 profissionais, entre congressistas e visitantes, que tiveram acesso à novidades de alguns dos principais fabricantes, distribuidores de máquinas e equipamentos, bem como novas tecnologias voltadas para a construção de viadutos, pontos e túneis, drenagem, pavimentação (em asfalto e concreto), geotecnia, projetos, sinalização e gestão da malha viária e rodoviária.

A exemplo das edições anteriores o evento contou com um extenso programa de conteúdo com 66 palestras divididas em 9 diferentes programas. A maior novidade deste ano foi a realização de um congresso de nível gerencial que fomentou, em dois dias, a discussão sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do setor de infraestrutura de rodovias. A palestra de abertura, por exemplo, com o tema “Inovação no Planejamento da Infraestrutura de Transportes do DNIT”, foi ministrada pelo diretor geral do órgão, Dr. Adailton Dias que ressaltou a importância do evento.

Além do apoio institucional ao evento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi responsável por duas das novidades da Brazil Road Expo 2015: participou da feira com um estande onde divulgou alguns projetos dos órgão como o DNIT Móvel e o Veículo de Diagnostico de Rodovias (VDR), iniciativa que foi recentemente premiada em um concurso de inovação na administração pública, e também um encontro que reuniu diretores da sede do DNIT e superintendentes regionais de oito diferentes estados do país: ES, PA, PE, PI, PR, RN, RS e SP. A reunião foi presidida pelo diretor geral do órgão, Adailton Dias, que ressaltou a importância do evento. “A Brazil Road Expo reúne vários produtos e soluções que são usados no dia-a-dia das obras do DNIT e também a parte de inovação. É uma oportunidade de discutir qualquer solução técnica que seja viável, que seja inovadora”, disse.

Outra novidade desta edição da Brazil Road Expo foi a realização, dentro do evento, de uma assembleia ordinária da Associação Brasileira de Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) que reuniu diretores e superintendentes de DERs de oito estados (AL, DF, ES, GO, PB, PR, RJ e SP).
“A Brazil Road é fundamental para o setor rodoviário, uma vez que está congregando num único espaço, tanto mercado produtor, mercado fornecedor dos insumos necessários do setor rodoviário como o meio acadêmico e o setor executivo, órgãos de governo rodoviário federal e estaduais”, destacou o Diretor de Apoio do DER-SP, engenheiro Rubens Cahin, que foi um dos organizadores do encontro.

De acordo com o gerente comercial da Brazl Road Expo, Fernando Merida, o evento desse ano superou as adversidades impostas pelo “mau humor” do mercado e foi um sucesso. “Além da variedade de produtos que as empresas apresentaram na exposição, o programa de conferências proporcionou um alto nível de debates técnicos, mas também políticos e estratégicos”, ressaltou.

O resultado é reflexo da qualidade do público visitante. De acordo com pesquisa feita pela Clarion Events, organizadora da BRE, quase 90% dos profissionais visitantes participação no processo de decisão das organizações onde atuam. São 32% de profissionais com cargos como Presidente, CEO, Diretor e Superintende e 36% de executivos com posições como Gerente, Chefe e Coordenador.

Pela primeira vez no evento, o engenheiro Carlos Sonvesso, da empresa maranhense Construeng, que atua na construção civil viária e rodoviária há 20 anos, elogiou a estrutura e diversidade nos produtos apresentados. “Vim por indicação de um amigo. De fato, seguindo suas dicas, encontrei aqui excelentes oportunidades para implementar nos projetos em que atuo”, afirmou o engenheiro.

“A realização desse evento é muito importante porque movimenta o setor de infraestrutura e é uma oportunidade de trocar experiências, difundir conhecimento sobre novas tecnologias e novos equipamentos”, diz Diretor de Operações e Engenharia da Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer), Ricardo Salles de Oliveira Barra.

O engenheiro José Cavalcante, da Construtora cearense Mãe Rainha, participou da BRE pela segunda vez e garante que marcará presença nas próximas edições. “Nós que trabalhamos na construção civil temos que ficar atentos às novidades do setor para não ficar ultrapassado. E participar desses eventos é muito importante nesse processo”, relata o engenheiro.

Para o Coordenador de Obras da Prefeitura de São Paulo, Juarez Picerni, o importante nessa feira é a apresentação de novas tecnologias. “Principalmente da parte de pavimentação e infraestrutura urbana é o que temos vindo buscar aqui. Com relação aos equipamentos, tem algumas novidades interessantes que eu ainda não conhecia”, disse ele lembrando que o foco da feira ajuda em uma visitação mais assertiva e produtiva.

Ronaldo Tanaka Bernardi, da Gerência de Geotecnia da Eco Rodovias, destacou a relevância do evento como espaço para que as concessionárias de rodovias troquem informações que vão além da gestão dos negócios, mas também do ponto de vista técnico. “Fundamental para a troca de ideias e divulgação de seus trabalhos”, finaliza.

Foco que gera negócios
Assim como nas edições anteriores, a Brazil Road Expo trouxe para São Paulo empresas nacionais e internacionais, com produtos destinados às mais variadas aplicações. É o caso da LDA Tanques, que participou do evento pela quarta vez, e levou para essa edição sua usina de asfalto móvel e o distribuidor de agregados. De acordo com o gerente regional da empresa, Rodolfo Bitner, o evento foi estratégico para a empresa. “Ao longo dos três dias conseguimos fazer bons contatos que poderão nos render frutos em breve”, relata.

Já para o engenheiro Paulo Pinto, da Pavesys, empresa que atua na engenharia de pavimentos, participar de eventos como a Brazil Road Expo é estratégico para o crescimento da empresa. “Primeiro pela sua grandeza e representatividade na América Latina, portanto um ótimo lugar para promover nossos serviços. Segundo por estar em São Paulo, centro econômico do país, local ideal para prospectar e visitar clientes” ressalta o engenheiro.

“O público que vemos aqui é qualificado, um público que nos interessa e que principalmente está interessado na melhoria. Então para nós é uma oportunidade de divulgar as soluções em segurança rodoviária, uma área em que o Brasil é bem ‘careta’”, destaca o engenheiro Jorge Constante Gavranic, da Armco Staco, que é também presidente da Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSEv), entidade parceira da Brazil Road Expo.

O diretor comercial da Life Química, Carlos Strobel, exaltou a diversidade de produtos disponíveis para o consumidor nessa edição, e a qualificação do público presente no evento. “O evento foi muito positivo para nós. Efetivamos negócios e já garantimos nossa participação para o ano que vem”, revela o executivo.

Segundo o supervisor geral da Margui Engenharia de Equipamentos, Marcelo Silva, o foco da empresa nesta edição não foi apenas o fechamento de negócios, mas prospectar novos clientes. “Por ser um evento internacional, consideramos a Brazil Road Expo o local ideal para colocarmos em prática nossa estratégia de expansão”.

“Participamos desta feira desde a primeira edição e este é um evento que dá visibilidade ao nosso mercado porque é onde encontramos todos os clientes do setor, empresas, consultores, projetistas e orgãos públicos”, conta Osvaldo Tuchumentel Junior, diretor da Betunel Asfaltos. Não foi por acaso que a Brazil Road Expo foi a vitrine escolhida para divulgar a criação do Grupo GV, produto da fusão das empresas Betunel, Greca Asfaltos e outras.

Aumentar a atuação pelo país foi a estratégia da Homy Química no evento. “Insistimos em participar de eventos como este, pois nos auxilia na divulgação da marca. Somos fortes em São Paulo, mas queremos abrir nossa atuação para outras praças, e aqui no evento encontramos uma variedade grande de compradores de fora do Estado de São Paulo. Apenas no primeiro dia de feira fiz negócios que já pagaram o nosso investimento na edição desse ano”, afirma Homero Cayres, diretor do evento.

Próxima edição
A próxima edição da Brazil Road Expo já tem data e local definidos: acontecerá de 29 a 31 de março de 2016, no pavilhão São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), em São Paulo.